Como evitar sobrancelhas inimigas do seu rosto
- velhicesemmedos
- 4 de nov. de 2024
- 5 min de leitura

Consequência da vida moderna, com a supremacia da fotografia na palma da mão, das redes sociais, da superficialidade, do imediatismo e da falta de tempo, me impressiona muito o fato de tantas pessoas se submeterem a formas tão radicais e muitas vezes agressivas e inadequadas para melhorarem a sua aparência pessoal. E tem um item específico nesse cenário que já me fez levar alguns sustos. Foi aí então que veio a ideia de escrever um artigo sobre como evitar ter sobrancelhas inimigas do rosto, especialmente nesta nossa fase da meia-idade.
Há algum tempo atrás eu estava em uma padaria. A atendente estava de costas para o balcão, na atividade de arrumar os pães que havia trazido do forno. Falei com ela ainda de costas para mim, mas quando se virou para me atender tamanho foi o meu espanto: as sobrancelhas da moça (na verdade uma mulher creio que em torno dos 50 anos), parecia um grande pássaro negro pousando sobre os seus olhos. Em nada aquelas sobrancelhas combinavam com as proporções do seu rosto, com a cor dos olhos, da pele e dos cabelos, e com a sua aparente idade.
Homens e mulheres contam atualmente com um arsenal de possibilidades para melhor se verem diante do espelho. É preciso ter em mente apenas o cuidado de como usar sem abusar, porque em um país como o Brasil, onde a apologia à beleza e juventude parece fazer parte do DNA da nação, resvalar para o exagero é uma consequência natural. E se isso é algo que deve ser sempre combatido pelos tantos males que causa, e se ainda é tão próprio da adolescência e juventude, vê-lo presente entre nós da meia-idade é, no mínimo, um sinal de alerta para um freio de arrumação.
A importância de um bom profissional
Pela importância das sobrancelhas em um rosto, acho de grande utilidade o serviço de design de sobrancelhas, muito especialmente em situações corretivas e para o público mais maduro. E foi nesse sentido que trouxemos aqui para este artigo a colaboração da maquiadora e design de sobrancelhas Sumaya Miranda (@sumaya.miranda). Com mais de 10 anos de atuação na área da beleza ela, que atualmente mora na Alemanha, é especialista em técnicas que proporcionam naturalidade às sobrancelhas.
“ Eu recomendo sempre focar no formato das sobrancelhas. É muito importante respeitar ao máximo a sua forma natural, já que ela é responsável por emoldurar o nosso olhar, e interfere diretamente nas nossas expressões faciais”, diz Sumaya.

Todas as vezes em que vejo alguém com sobrancelhas artificialmente desenhadas (e isso tem sido cada vez mais frequente), analiso, rápida e discretamente, o seu efeito no conjunto do rosto, do seu estilo pessoal e da fase da vida em que se encontra. Confesso que na maioria das vezes me causa uma certa tristeza concluir que o resultado não favorece uma melhora real. Dirão alguns: “mas se a pessoa está feliz é o que importa!” Ou ainda “cada um faz o que bem quiser com o seu corpo!”. E não direi que estão sem razão.
Digo apenas que em nossa aparência pessoal temos coisas especiais que mesmo o espelho não é capaz de revelar. E podemos perdê-las, inclusive pagando (e muitas vezes caro) para isso. Já repararam em um rosto sem sobrancelhas? Pois é, olhos e sobrancelhas são inseparáveis e é por isso mesmo que não devemos ter sobrancelhas inimigas do nosso rosto. A coexistência desses dois elementos em nossa face é o que lhe dá expressão única, como o sorriso, mas muito mais do que ele.
O que quero ressaltar é a necessidade de uma boa adequação da ação de design ao rosto a ser trabalhado, bem como o uso de técnicas apropriadas a uma face madura que está em processo acelerado de transformação. Penso como algumas sobrancelhas de hoje chamarão ainda mais atenção em rostos cada vez menos vigorosos, ainda que não se constituam tatuagens para o resto de uma vida.
“ Para mulheres com sobrancelhas volumosas é importante fazer o design uma vez ao mês. Já para as que têm pelos brancos existem colorações específicas para a região dos cílios e sobrancelhas, que têm boa durabilidade e trazem muita naturalidade. E ainda para as mulheres que têm falhas é importante o profissional avaliar a causa, já que em muitos casos é possível recuperar os pelos com tratamentos com foco em reconstrução”, indica a especialista.
Provavelmente aquela balconista de padaria não tenha tido acesso a um profissional com a competência de executar um bom trabalho em seu rosto; um procedimento que verdadeiramente lhe trouxesse ganhos na imagem pessoal e na autoestima. Pelo contrário, prestou-lhe um desserviço em uma face que tinha os seus encantos. Por isso é muito importante estar atenta à escolha do profissional que irá realizar o procedimento nas sobrancelhas.
“ Eu gosto muito de traçar uma estratégia dependendo das características de cada mulher. Mas o profissional precisa ser empático, ouvir as reais necessidades e desejos da cliente. Se esse profissional entende que a mulher madura está passando por mudanças específicas dessa fase da vida, ele consegue trazer uma solução coerente e eficaz para ela. O profissional também deve demonstrar que está atualizado em sua área de atuação”, defende Sumaya.
Equilíbrio e harmonia
É claro que todo mundo quer ter uma boa imagem pessoal, quer se sentir bem, bonito, bem cuidado, receber elogios por isso. E entre nós que estamos envelhecendo mais aceleradamente, esse desejo se faz ainda mais forte. É totalmente compreensível. Só devemos ter cuidado para fazer isso da melhor forma possível, que fique o mais natural e harmônico com o conjunto do que somos, deixando as pessoas simplesmente em dúvida sobre o que fazemos para nos manter sempre com uma aparência tão boa.
Olhos e sobrancelhas dialogam entre si, guardam uma relação de cumplicidade, são uma marca pessoal. Cada um tem o seu conjunto, com as suas formas, cores, tamanhos e volumes autênticos. Agir sobre essa área tão especial da face sem os devidos cuidados é colocar em risco talvez o que se tenha de melhor não apenas em uma imagem, mas em uma essência pessoal, muito sensível em nossa expressão vida afora.
“ Procedimentos estéticos nunca devem ser feitos por impulso. Então pense muito bem antes de fazer qualquer coisa. Avalie para os e contras, converse com diferentes profissionais em caso de dúvidas, principalmente para procedimentos mais invasivos e que duram mais tempo. Por último: existem ferramentas disponíveis que simulam o que será realizado e isso ajuda a tomar uma decisão mais embasada.”
Num mundo de tanto artificialismo, o natural está sendo cada vez mais valorizado, o que sem dúvidas se constitui em um ‘valor agregado’ nesta nossa fase da maturidade. Procurar observar e descobrir o que temos de bom em nossa aparência pessoal, e a partir daí adotarmos cuidados extras para a sua boa manutenção pode fazer muita diferença, especialmente na autoestima. E em se tratando de sobrancelhas e das modas pelas quais nós, mulheres de meia-idade, já passamos ao longo da vida, a queda de pelos é uma realidade. Nesse sentido, Sumaya dá algumas dicas interessantes.

“ Para as sobrancelhas terem mais volume é importante escová-las todos os dias, esfoliar delicadamente a sua região (ao esfoliar o rosto), e aplicar à noite óleos ou séruns específicos. Isso ativa a circulação sanguínea na área e ajuda a deixar a raiz do pelo mais forte, promovendo o seu crescimento.”
É o que sempre digo, nada como informação para nos prepararmos para o que quer que seja na vida. A conversa com uma especialista no assunto me fez ter uma melhor visão sobre o serviço de design, e o que ele pode oferecer de possibilidades a nós mulheres de uma forma geral, mas mais especialmente ainda às da meia-idade como eu. São muitas as técnicas e tratamentos disponíveis, com durabilidades as mais diversas, sendo o mais importante encontrar um profissional bem preparado, atualizado, e que entenda as nossas reais necessidades, a fim de nos apresentar e adequar a técnica que mais nos convenha.
E agora, sente-se mais preparada para realizar um ajuste mais natural e adequado nas suas sobrancelhas? Até a próxima!!!




Comentários